RPCD, 2023, S1
download PDF Este noemero em PDF
Atualizada em [Updated]

RPCD 2023/S1Editorial
O projeto RUSH: Take 2.

Uma importante característica das sociedades atuais, particularmente as que vivem de acordo com a designada cultura ocidental, é a importância dedicada ao cinema, normalmente apelidado de 7.ª arte. Numa altura em que vivemos tempos muito ‘rápidos’ e em que ‘já não há tempo’, para dedicar à leitura de um bom livro, ou a uma longa e frutuosa conversa com alguém com mais experiência e conhecimento da vida, da qual possamos extrair ensinamentos para as nossas próprias vidas, parece ser consensual admitir que o cinema e a produção audiovisual, com o poder que lhes confere ‘uma imagem valer por mil palavras’, têm vindo a assumir umpapel cada vez mais central e preponderante nas sociedades modernas, configurando-se como uma das grandes artes (se não mesma a principal arte) da contemporaneidade.

Para além de se assumir como uma forma de expressão cultural, o cinema constitui-se como um meio de representação, de algo imaginário ou efetivamente ocorrido e, dessa forma, interpretado e perpetuado, desenvolvendo uma terminologia própria, que interpenetrou a linguagem do dia a dia e da qual para aqui se convocam algumas, visando proceder à introdução e apresentação de mais um número especial da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (RPCD) consagrado exclusivamente ao projeto RUSH, uma extensão dinâmica e mais abrangente de um outro projeto designado de REACT, que foi igualmente alvo de destaque por parte da RPCD.

 Efetivamente, conforme os leitores certamente se recordarão, no início de 2022, a RPCD dedicou um número especial ao projeto REACT, o qual centra a sua atenção em várias questões associadas ao crescimento físico, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde das crianças do concelho de Matosinhos, propondo-se contribuir para o combate ao impacto exercido pela pandemia neste domínio.

 Nessa altura e com o propósito semelhante de introduzir os leitores às várias e valiosas contribuições que os diversos protagonistas deste projeto haviam produzido até então, para além da sua qualidade e pertinência, sublinhámos, entre outros aspetos, a vontade, competência e disponibilidade da equipa coordenada pelo Prof. Doutor José Maia para avançar com um projeto desta magnitude e complexidade, e a visão, lucidez e apoio da Presidente da Câmara de Matosinhos, Dra. Luísa Salgueiro, coadjuvada pelo Prof. António Correia Pinto (Vereador da Educação e da Aprendizagem ao longo da Vida da Câmara Municipal de Matosinhos) e Dr. Vasco Pinho (Vereador do Desporto e Associativismo Desportivo da Câmara Municipal de Matosinhos) para ‘lhe dar vida’.

  Adicionalmente, destacámos o modo atento, empenhado e competente como estava a ser acompanhada a sua implementação e monitorização, procurando sempre adequar e conformar o projeto à realidade, no sentido da construção do necessário conhecimento e condições facilitadoras da promoção e ocorrência de mudanças consistentes nos comportamentos dos seus destinatários, com todas as vantagens daí decorrentes para todos.

  Dois anos volvidos, atentos os indicadores e as palavras dos intervenientes, de entre as quais se destacam as da Dra. Luísa Salgueiro, do Prof. António Correia Pinto e do Dr. Nuno Matos, o entendimento parece ser unânime:


A Autarquia de Matosinhos, em estreita ligação com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, orgulha-se do percurso que tem sido trilhado nestes últimos três anos.

É uma vez mais um privilégio colaborar neste segundo livro de resultados do Projeto REACT, onde são analisados os complexos “caminhos” do crescimento físico, do desenvolvimento motor e dos comportamentos de saúde infantil, onde são reveladas descobertas e desafios inspiradores.

As conclusões que emergem deste estudo oferecem um panorama rico e multifacetado das mudanças que moldaram o cenário das crianças de Matosinhos ao longo destes últimos dois anos, em idades cruciais. Desde a batalha contra o sobrepeso e a obesidade até a busca pela excelência no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no 1.º CEB. Cada descoberta é uma peça do quebra-cabeça que compõe a saúde e o bem-estar infantil.

Convidamos o leitor a ler, refletir e apropriar-se das preciosas informações e conclusões que emergiram, até ao momento, do estudo que tem vindo a ser realizado no concelho de Matosinhos, fruto da virtuosa colaboração entre estas duas entidades, de que muito me orgulho, como Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Dra. Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos


A 27 de novembro de 2021, com a realização do I Congresso Internacional “Crescimento, Desenvolvimento Motor e Iniciação Desportiva de Crianças - Espelhos da Sociedade”, deu-se o pontapé de partida para a implementação do projeto REACT, cujo foco principal foi estudar o crescimento, desenvolvimento motor, comportamento de saúde e iniciação desportiva das crianças, pós pandemia, no concelho de Matosinhos.

Considerando os resultados do projeto REACT, e numa aposta de reforço da oferta da Educação Física nos primeiros anos de escolaridade, a autarquia implementou no ano letivo 2023/24, a atividade de enriquecimento curricular (AEC), duas vezes por semana para o 1.º e 2.º ano de escolaridade.

Paralelamente em parceria com a Faculdade de Desporto foi desenvolvido um inovador programa didático que, após teste piloto, foi alargado a todas as escolas do município de Matosinhos. Importa ainda referir a aposta na realização de formação, com vista a capacitar todos os nossos professores da AEC de Educação Física.

Pretendemos, assim, garantir a evolução positiva das aptidões físicas, nas suas diversas dimensões, elevação das capacidades físico-motoras e, simultaneamente, promoção pelo gosto da prática regular de atividade física dos/as nossos/as alunos/as.

Só desta forma é possível garantir o desenvolvimento global, multilateral e harmonioso, necessário para a saúde física e mental, qualidade de vida e bem-estar das nossas crianças.

Prof. António Correia Pinto, Vereador da Educação e da Aprendizagem ao longo da Vida da Câmara Municipal de Matosinhos


A atribuição do título de Cidade Europeia do Desporto em 2025, pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES-Europa), é o resultado de toda a aposta que o Município tem vindo a fazer no incentivo da prática de educação física, de uma forma transversal a toda a comunidade, através da organização, apoio e receção de atividades e eventos desportivos no concelho.

No âmbito das atividades de enriquecimento curricular, essa aposta tem sido feita através do aumento da oferta da educação física, nomeadamente no 1º e 2º ano que passou a ter esta atividade duas vezes por semana.

A implementação de um programa didático de intervenção desenvolvido em parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto altera o paradigma do ensino- aprendizagem da educação física, onde a habilidade, o conhecimento e a competência são desenvolvidos pelo/e através do movimento.

A escola, sendo um lugar por excelência de aquisição de conhecimento e de estímulo à prática de estilos de vida saudáveis, é completada por um parque desportivo onde a autarquia tem vindo a investir uma parte importante dos seus recursos.

Os resultados apurados neste relatório são motivadores para continuar este trabalho que tem sido desenvolvido com as nossas crianças, que continuam a ser o foco da nossa intervenção.

Dr. Nuno Matos, Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos


 Parece, portanto, ser evidente e inequívoco que o balanço deste projeto é francamente positivo, justificando a edição de um ‘take 2’, porquanto, na sociedade em que vivemos, as sequelas de um bom filme são sempre apreciadas, em particular, quando vêm na sequência de um êxito, se mantém o elenco e o foco e se aprofunda o enredo.

 Ou seja, precisamente o que está aqui em causa: o sucesso é manifesto, a equipa (de produtores, realizadores, atores, figurantes e staff de apoio) e o foco (nas mesmas importantes variáveis e respeitando as mesmas linhas mestras) mantêm-se e o enredo aprofunda-se (consubstanciando-se na revelação de mais dados e na emissão de mais recomendações de intervenção, baseadas nos dados previamente recolhidos e nas conclusões decorrentes da sua análise e interpretação).

 Em conformidade, convido todos os interessados a desfrutar do que nos é oferecido ao longo das páginas deste segundo número especial da RPCD dedicado a este projeto e a aguardar ansiosa e serenamente os esperados e desejados desenvolvimentos.

António Manuel Fonseca

 

ARTIGOS
Papers

Introdução ao número especial e à essência dos artigos.
José Maia, Carla Santos, Fernando Garbeloto, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Cláudio Farias, Go Tani, Matheus Pacheco, Olga Vasconcelos, Rui Garganta, Eduardo Guimarães, Tiago Barreira, Peter Katzmarzyk, Sara Pereira.

Mudanças nas prevalências de sobrepeso e obesidade.
Sara Pereira, Fernando Garbeloto, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Cláudio Farias, Go Tani, Matheus Pacheco, Olga Vasconcelos, Rui Garganta, Eduardo Guimarães, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, José Maia.

Mudanças nos níveis de atividade física.
Sara Pereira, Fernando Garbeloto, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Cláudio Farias, Go Tani, Matheus Pacheco, Olga Vasconcelos, Rui Garganta, Eduardo Guimarães, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, José Maia.

Mudanças nos níveis de aptidão física.
Carla Santos, Eduardo Guimarães, Priscyla Praxedes, Renata Borges, Ricardo Santos, Cláudio Farias, Fernando Garbeloto, Go Tani, Matheus Pacheco, Olga Vasconcelos, Rui Garganta, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, José Maia, Sara Pereira.

Mudanças nos níveis de proficiência das habilidades motoras fundamentais.
Fernando Garbeloto, Sara Pereira, José Maia, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, Olga Vasconcelos, Matheus Pacheco, Eduardo Guimarães, Cláudio Farias, Rui Garganta, Go Tani.

A aptidão física das crianças Matosinhenses.
Olga Vasconcelos, Sara Pereira, Fernando Garbeloto, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Cláudio Farias, Go Tani, Matheus Pacheco, Rui Garganta, Eduardo Guimarães, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, José Maia.

Memória e atenção nas crianças Matosinhenses do 1.º ciclo: Desafios e estratégias de desenvolvimento.
Cláudia Dias, Daniela Gomes, António Manuel Fonseca.

Sobrepeso e obesidade e risco metabólico em crianças e suas mães.
Olga Vasconcelos, Fernando Garbeloto, Sara Pereira, José Maia, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, Matheus Pacheco, Eduardo Guimarães, Cláudio Farias, Rui Garganta, Go Tani.

Um novo método para o ensino da educação física escolar: Resultados de um estudo piloto realizado nas atividades de enriquecimento curricular no Concelho de Matosinhos.
Fernando Garbeloto, Sara Pereira, José Maia, Carla Santos, Renata Borges, Ricardo Santos, Priscyla Praxedes, Peter T. Katzmarzyk, Tiago Barreira, Olga Vasconcelos, Cláudio Farias, Rui Garganta, Gabriela Borba, Go Tani.

Conclusões.
José Maia, Olga Vasconcelos, Fernando Garbeloto, Sara Pereira, Carla Santos, Renata Borges, Priscyla Praxedes, Ricardo Santos, Tiago Barreira, Peter T. Katzmarzyk, Matheus Pacheco, Eduardo Guimarães, Cláudio Farias, Rui Garganta, Cláudia Dias, Daniela Gomes, António Manuel Fonseca, Go Tani.