Tipos de Publicação
Investigação original. Investigações originais em todas as áreas das ciências do desporto.
Revisões da literatura. Artigos de síntese da literatura que contribuam para a generalização do conhecimento em ciências do desporto. Artigos de meta-análise e revisões críticas de literatura apenas estarão abertos a especialistas convidados pela RPCD.
Estudos de caso. Estudos de caso considerados relevantes para as ciências do desporto.
Ensaios. Ensaios, reflexões profundas sobre temas específicos, sínteses de múltiplas abordagens próprias, onde se adiciona uma forte componente literária à argumentação científica, filosófica ou de outra natureza. Este tipo de publicação está reservado a a especialistas convidados pela RPCD.
Comentários. Comentários sobre artigos originais e revisões da investigação.
Revisões de livros. Revisão de livros em domínios considerados relevantes para as ciências do desporto.
Normas de Publicação
Os artigos submetidos à RPCD deverão conter dados originais, teóricos ou experimentais, na área das ciências do desporto. A parte substancial do artigo não deverá ter sido publicada em mais nenhum local. Se parte do artigo foi já apresentada publicamente deverá ser feita referência a esse facto na secção de Agradecimentos.
Idioma Os manuscritos podem ser redigidos em português e em inglês. Quando traduzidos para a língua inglesa sugerimos que o texto seja revisto por alguém que tenha o inglês como primeira língua, preferencialmente um investigador da área.
Preparação do manuscrito
Na preparação do manuscrito, os autores deverão seguir as normas do Publication Manual of the American Psychological Association (7th Ed.). O manuscrito não deverá conter informações relativas à identidade dos autores,devendo qualquer informação que possa identificar os autores ser omitida ou sublinhada a preto.
Página de rosto. Cada manuscrito deverá ser acompanhado por uma página de rosto (disponível aqui), com as seguintes informações: tipo de trabalho (cf. tipos de publicação), número total de palavras, data de submissão, título do trabalho (máximo de 200 caracteres), título abreviado (máximo de 50 caracteres) e nome(s), instituição, endereço, telefone e e-mail do(s) autor(es) (especificando o autor para o qual deverá ser remetida toda a correspondência).
Estrutura e extensão. Os manuscritos relativos a Investigações Originais e Estudos de caso não deverão exceder as 5000 palavras, incluindo resumo, corpo de texto, tabelas, figuras e referências. Os manuscritos de Revisão poderão ter uma extensão máxima de 7000 palavras e os Comentários devem possuir entre 500-1500 palavras (não incluindo mais de 10 referências). Todos os manuscritos devem ser compilados na seguinte ordem: resumo e palavras-chave, texto principal, agradecimentos, referências, anexos (se aplicável), tabelas e figuras (uma por página). O manuscrito deverá incluir a numeração contínua das páginas e linhas. O modelo a usar para submissão do manuscrito está disponível aqui.
Página de resumo. O resumo deve incluir os resultados mais importantes que suportem as conclusões do trabalho, não exceder as 250 palavras e ser escrito em português e em inglês. Deverão ser incluídas 3 a 5 palavras-chave e não deverão ser utilizadas abreviaturas.
Corpo de texto. Os manuscritos devem ser enquadrados no modelo para submissão de artigos, respeitando as normas do Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition). Não serão aceites artigos que não respeitem estas normas.
Agradecimentos. Os autores deverão referir se o artigo foi parcialmente apresentado publicamente, bem como qualquer apoio financeiro.
Referências. As referências deverão ser elaboradas de acordo com o Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition). Uma compilação dos aspectos mais relevantes a ter em consideração pode ser consultada aqui.
Figuras. As figuras e ilustrações deverão ser utilizadas quando auxiliam na melhor compreensão do texto. As figuras deverão ser numeradas em numeração árabe na sequência em que aparecem no texto (e.g., Figura 1, Figura 2), colocadas em folhas separadas do corpo de texto nas páginas finais do manuscrito e apenas uma única figura por página. As figuras e ilustrações deverão ser submetidas com excelente qualidade gráfica a preto e branco com uma resolução de 300 dpi, de modo a poderem ser reproduzidas ou reduzidas nas suas dimensões. As fotos de equipamento ou sujeitos deverão ser evitadas.
Quadros. Os quadros deverão ser utilizados para apresentar os principais resultados da investigação, acompanhados de um título curto, estando sujeitos às mesmas regras das referidas para as figuras. As informações apresentadas nos quadros não devem duplicar o texto.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais Juntamente com o manuscrito, os autores deverão submeter a Declaração de Responsabilidade e de Transferência de Direitos Autorais (disponível aqui).
Processo de revisão Todos os manuscritos submetidos à RPCD são inicialmente sujeitos a uma verificação da originalidade com recurso ao software Turnitin. De seguida, ainda numa primeira fase, serão avaliados por um editor-chefe, sendo os critérios iniciais de aceitação o cumprimento das normas de publicação, a relação do tema com as ciências do desporto e o mérito científico. Após esta análise, se for considerado ‘aceite para análise’, o artigo será avaliado por dois peritos independentes, sob a forma de análise ‘duplamente cega’. Em caso de os especialistas proporem alterações, o(s) autor(es) deve(m) refazer e/ ou alterar o manuscrito, num prazo de 30 dias, com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, deve(m) devolver o manuscrito para uma segunda análise, para que seja possível informar o parecer final (aceitação ou rejeição).
Custos de submissão e publicação A RPCD não tem custos de submissão ou publicação.
Submissão e envio de manuscritos Os artigos poderão ser submetidos por correio electrónico para rpcd@fade.up.pt, anexando o ficheiro contendo o manuscrito em processador de texto Microsoft Word (*.doc ou .docx) e a Declaração de Responsabilidade e de Transferência de Direitos Autorais (disponível aqui).
|